Departamento de Cirurgia e Anatomia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Os 90 anos do Prof. Dr. Albert A. Sader

Os 90 anos do Professor Albert Amin Sader

No dia 09 de abril, o Professor Albert A. Sader completa 90 anos, 44 deles dedicados, em regime de dedicação exclusiva, à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e ao seu Hospital das Clínicas.

Formado pela Faculdade de Medicina da USP em São Paulo em 1953, colega de turma de Adib Jatene, recebeu o convite para integrar a equipe responsável pela fundação do Departamento de Cirurgia na recém-inaugurada Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em 1956.

Em uma época em que as especialidades cirúrgicas se consolidavam, fez cirurgias de traqueia, pulmões e de todo o trato gastrointestinal, com ênfase no refluxo gastroesofágico e no megaesôfago, para a qual criou uma mesa que permitia mudança de decúbito no intraoperatório.

Acabou, entretanto, por dedicar a maior parte de seu tempo à cirurgia cardíaca, com refinada técnica, desenvolvida após estagiar em centros de excelência nas cidades de São Francisco (EUA) e Mendoza, na Argentina.

Preocupou-se sempre com a proteção miocárdica e desenvolveu técnicas de medida intraoperatória de áreas valvares, modelação de próteses e detalhes cirúrgicos das plastias valvares mitral e tricúspide.

Até pouco tempo antes de sua aposentadoria compulsória, em 2000, ainda fazia cirurgia do trauma nos plantões na Unidade de Emergência do HC-FMRP-USP, da qual foi diretor durante 10 anos, nas décadas de 1980-90.

Possui mais de 40 artigos indexados no Pubmed, sendo o primeiro de 1953, onde apresentou um estudo clínico sobre a Tetralogia de Fallot.

Criou e publicou o modo padrão de como deveriam ser fixadas as sondas nasogástricas com cordonê, evitando a ocorrência da necrose da asa do nariz e promovendo maior conforto para os pacientes, passando a ser utilizada em todo o mundo e até os dias atuais.

Além de toda a função assistencial, administrativa – incluindo os períodos como chefe do Departamento de Cirurgia – e de pesquisa, dedicou-se, com a didática que lhe é peculiar, à graduação, residência médica e pós-graduação, sempre exigente com a qualidade do ensino.

Fica aqui a homenagem ao profissional e pessoa de índole única, que ainda segue ensinando a todos os que o procuram em busca de experiência e conhecimento.