Departamento de Cirurgia e Anatomia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Histórico Setor Anatomia

Origem

A origem do ensino de Anatomia Humana na FMRP, remonta ao ano de 1952, quando da instalação da Faculdade em Ribeirão Preto. Nesse momento, existiam a Cadeira de Anatomia, sob a responsabilidade do Prof. Gerson Novah e a Cadeira de Histologia e Embriologia cujo titular era o Prof. Edgar Barroso do Amaral. No início de 1953, o Prof. Barroso do Amaral foi substituído pelo Prof. Lucien A.J. Lison que já trazia da Bélgica a reputação de ser um dos criadores da Histoquímica. Com a saída do Prof. Novah no final de 1954, criou-se em 1955 em caráter experimental, o Departamento de Morfologia Humana Funcional e Aplicada, que resultou da fusão de ambas as cadeiras iniciais, tendo como o seu primeiro chefe o Prof. Lison. O novo departamento já funcionava no Prédio Central da FMRP, tendo-se aí instalado no ano anterior, vindo de um prédio no centro da cidade onde atualmente está instalada a Secretaria da Fazenda do município de Ribeirão Preto-SP e que, antes, era a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Em 1960, pelo decreto 37077, o Departamento de Morfologia foi criado em caráter permanente.

Nessa época, atuavam no departamento além do Prof. Lison os professores: Victório Valéri, André R. Cruz, Walter A. Hadler, Affonso L. Ferreira, Antonio Sesso, Rubens L. Nicoletti, Fernando Machado e João A. Voza. Os Professores Eros A. Ehrardt, Nilceo M. de Castro e Tulio Miraglia, participaram antes ou após a instalação do Departamento de Morfologia por períodos relativamente curtos.

Evolução

A preocupação com o ensino de graduação sempre foi uma constante desde o início e a criação do novo departamento permitia a integração do ensino das suas várias disciplinas, além de tentativas de ensino integrado com outros departamentos. A orientação dada ao ensino de Anatomia foi, e ainda o é, uma consequência dessa atitude de integrar o Departamento de Morfologia com as áreas clínicas. Foram elaborados roteiros, em uso até hoje, com revisões e atualizações periódicas, que servem para orientar os estudantes nas aulas práticas, assim como para guiá-los e auxiliá-los no estudo com os livros indicados para cada segmento da Disciplina. Além de possuir os roteiros de aula, os alunos recebem por parte dos docentes do Setor de Anatomia assistência permanente durante as aulas, permanecendo nas salas e laboratórios junto com os alunos em todos os horários constantes do programa/calendário, mesmo naqueles períodos designados como revisão de matéria. Como consequência, os docentes da Divisão de Anatomia exercem a maior carga horária de ensino de graduação efetiva da área básica.

Com a aposentadoria do Prof. Lison em 1972, três professores do setor de Anatomia, André Ricciardi Cruz,  Affonso L. Ferreira  e  Renato P. Gonçalves assumiram a Chefia do departamento por vários anos. O Prof. Dr. Affonso L. Ferreira foi um dos fundadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e o seu primeiro Diretor, o Prof. André Ricciardi Cruz também foi Diretor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, além de ter assumido a Vice-Reitoria da Universidade de São Paulo em 1986. O Prof. André R. Cruz faleceu em 1986 no exercício “pro tempore” da Reitoria da Universidade de São Paulo. Na década de 70, novos docentes passaram a integrar a Disciplina de Anatomia e Neuroanatomia: os Profs. Drs. João-José Lachat, Válder R. de Melo e Sueli Pompolo. Na década de 80 foram contratados os professores Rosali L. de Araújo, José A. Thomazini, Eliane Herbert, Ronald Rega e Sérgio B. Garcia. Os profs. João-José Lachat e Válder R. de Melo assumiram a Chefia da Disciplina de Anatomia e juntamente com Norberto C. Coimbra desempenharam também funções de coordenação do Laboratório Multidisciplinar e os Profs. Sérgio B. Garcia e José A. Thomazini presidiram a Comissão Coordenadora da Casa do Estudante de Medicina da FMRP. Nas décadas de 80 e 90 aposentaram-se: a Profa. Sálua Iucif, o Prof. Affonso L. Ferreira, O Prof. Renato P. Gonçalves, a Profa. Rosali L. de Araújo, a Profa. Eliane Herbert e o Prof. Ronald Rega. Com a aposentadoria da Profa. Sueli Pompolo, contratou-se em sua vaga o professor Norberto Cysne Coimbra. A partir do ano de 2000, em função da reestruturação Departamental imposta pela USP e com a consequente extinção do Departamento de Morfologia, os Profs. Sérgio B. Garcia e Norberto C. Coimbra transferiram-se para outros departamentos da FMRP. Três Docentes, os Profs. João-José Lachat, Válder R. de Melo e José A. Thomazini, compuseram então com os docentes da área de Cirurgia o novo Departamento de Cirurgia e Anatomia, estabelecendo a primeira integração básico-clínica da FMRP e permanecendo como os únicos responsáveis pelo ensino das diversas Disciplinas da Anatomia e Neuroanatomia para os Cursos de Ciências Médicas, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional nesta Escola, até a contratação dos professores Fernando Ramalho e Luiza S. Lopes, nas vagas dos professores Sergio B. Garcia e Norberto C. Coimbra, respectivamente.

Outro ponto a ser destacado foi o desenvolvimento da disciplina de Neuroanatomia que, embora sendo uma área da Anatomia, teve seu ensino diferenciado e separado pelo Prof. Lucien Lison, que a organizou em um ensino programado para grande parte do conteúdo da disciplina, permitindo ao aluno alto grau de autonomia e integração com conteúdo de disciplinas clínicas relacionadas.

Com a criação de novos cursos na FMRP, os professores Valéria S. Fazan e Luís Fernando Tirapelli foram contratados. Com a aposentadoria do Prof. Valder R. de Melo, contratou-se em sua vaga o professor Omero B. Poli Neto.

Com a transferência do Professor Fernando Ramalho para o Departamento de Patologia e do Professor Omero Poli Neto para o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, a Professora Daniela Tirapelli foi contratada no ano de 2010.

No ano de 2011, o Setor de Anatomia foi extinto, possibilitando a criação das Divisões de Anatomia e Neuroanatomia. Com a aposentadoria do Professor João José Lachat, a Professora Luiza S. Lopes, passou a integrar a Divisão de Anatomia a partir do segundo semestre de 2025, com a extinção da Divisão de Anatomia.

Atualmente, compõe a Divisão de Anatomia os seguintes docentes: José Antonio Thomazini, Daniela Pretti da Cunha Tirapelli, Luís Fernando Tirapelli, Luisa da Silva Lopes e Valéria Paula Sassoli Fazan, atuando nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.